Notícias

Alimentação HCC

_MG_3087-min

O serviço de nutrição e dietoterapia do Hospital Cassiano Campolina tem o objetivo de melhorar a qualidade de vida através da alimentação pois é através da nutrição adequada que podemos auxiliar na prevenção, promoção e no tratamento de doenças.

Desde a compra até a distribuição dos alimentos no SND, procuramos considerar: safra dos alimentos por conter mais nutrientes, necessidades nutricionais e calóricas de acordo com a patologia e quadro clínico, hábitos alimentares dos pacientes para que os mesmos não sofram tanto com a diferença de alimentação que já é habitual em casa, abertura para o paciente ou acompanhante conversar com a Nutricionista, Responsável Técnica do SND, para buscarmos efetivamente uma melhor aceitação e equilíbrio no cardápio do paciente.

Muitas vezes com a crença que nos acompanha há muitos anos que “comida de hospital” é comida ruim, sem sabor e mal feita, não atentamos que muitas vezes o paciente também não está favorável para alimentar-se bem, apresentando redução do apetite e alterações como: Disfagia (dificuldade de deglutição) odinofagia (dor para engolir), xerostomia (diminuição da saliva, boca seca), disgeusia (alteração do paladar), mucosite (inflamações na boca), trismo (dificuldade de abertura da boca), náuseas e vômitos etc…ocasionadas muitas vezes por patologias diversas ou alguns tipos de medicamentos.

Devido a essas condições tentamos outras formas de consistência e apresentação dos alimentos para melhor aceitação e nutrição adequada, dentre as dietas: branda, pastosa, restrita, líquida e associadas também a outras necessidades, podendo ser:

Dieta Hipercalórica: Dieta com quantidades aumentadas de calorias.

Dieta Hiperglicídica: Dieta com quantidades aumentadas de carboidratos,
Dieta Hiperlipídica: Dieta com quantidades aumentadas de gorduras.

Dieta Hiperprotéica: Dieta com quantidades aumentadas de proteínas.
Dieta Hipocalêmica: Dieta com quantidades reduzidas de potássio.

Dieta Hipocalórica: Dieta com quantidades diminuídas de calorias.
Dieta Hipoglicídica: Dieta com quantidades reduzidas de carboidratos.

Dieta Hipolipídica: Dieta com quantidades reduzidas de gorduras.
Dieta Hipoproteica: Dieta com quantidades diminuídas de proteínas.

Dieta Hipossódica: Dietas com quantidades diminuídas de sódio.
Dieta Normocalórica: Dieta com quantidades normais de calorias.
Dieta Normoglicídica: Dieta com quantidades normais de carboidratos.

Dieta Normolipídica: Dieta com quantidades normais de gorduras.

Dieta Normoproteica: Dieta com quantidades normais de proteínas

Entendemos que muitos pacientes não aceitam muito bem a alimentação no hospital preferindo outros alimentos não tão nutritivos. Infelizmente o que tem valor nutricional, pode parecer para algumas pessoas ter um sabor desagradável, porque não se tem o hábito de consumir determinados alimentos que consideramos mais saudáveis para cada caso. Por isso também orientamos na alta hospitalar, pacientes e cuidadores a se habituarem a consumir o que realmente é de vital importância para restauração da saúde como um todo.

Por esses motivos é muito importante ter o acompanhamento pelo profissional da nutrição, para que a alimentação seja adaptada a sua necessidade.

Endereço

  • Praça Cassiano Campolina, 821 - Centro
  • Entre Rios De Minas - MG
  • Telefone: 31 3751-1250

Emergência

  • Em caso de emergência
  • Ligue 192